SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO (COMPRESSÃO DO NERVO MEDIANO NO PUNHO)

Na região do punho, o nervo mediano passa por um canal conhecido como Túnel do Carpo. Esse túnel é formado pelos ossos da mão e é coberto por um forte ligamento conhecido como retináculo dos flexores (ou ligamento transverso do carpo). Dentro do túnel do carpo passam também alguns tendões dos músculos flexores dos dedos.
Em algumas situações, o nervo pode passar apertado por esse túnel e provocar um conjunto de manifestações e comprometimentos conhecido como Síndrome do Túnel do Carpo. Essa é a síndrome compressiva de nervos periféricos mais comum na população.
MANIFESTAÇÕES DA SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

Os sintomas geralmente começam com um formigamento na mão e nos dedos, principalmente nos três primeiros dedos (polegar, indicador e dedo do meio). Esse formigamento é geralmente noturno e/ou durante algum tipo de atividade/esforço, ou ainda enquanto se segura um objeto durante um tempo mais prolongado (por exemplo durante um percurso de metrô). Algumas pessoas acordam durante a noite com a mão formigando e para aliviar precisam sacudir a mão ou colocá-la embaixo de água corrente. Muitas vezes, associada ao formigamento, o paciente pode sentir dor ou queimação na região do punho, e algumas vezes choque. Essa seria uma Síndrome do Túnel do Carpo leve.
Muitas vezes os pacientes se queixam também de que os objetos estão caindo das mãos, que a mão está inchada e/ou que estão com dificuldade de realizar atividades delicadas com as mãos.
A compressão prolongada e progressiva do nervo mediano no punho pode evoluir com diminuição da função do nervo. Sendo assim, o formigamento que era em situações específicas pode se tornar constante e além disso começar a ter dormência, ou seja, diminuição da sensibilidade ao tato, e piorar o quadro de dor. Essa seria uma Síndrome do Túnel do Carpo moderada.
Se houver uma piora maior, além do formigamento, da dor, da dormência e do choque, pode ocorrer perda progressiva de força mão e até mesmo atrofia de alguns músculos da mão. Isso caracteriza uma Síndrome do Túnel do Carpo grave.
DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da Síndrome do Túnel do Carpo é feito basicamente através de avaliação adequada e pelo exame especializado do médico. Em alguns casos pode ser necessário realizar alguns exames complementares, como eletroneuromiografia, ultrassonografia, radiografia e/ou ressonância magnética, para auxiliar.
Algumas doenças podem desencadear ou piorar uma Síndrome do Túnel do carpo. Entre elas estão: artrite reumatoide, hanseníase, diabetes, insuficiência renal crônica, hipotireoidismo e até mesmo um tumor do nervo, entre outros. Outra condição que pode desencadear essa síndrome é a gravidez. Mas muitas vezes a causa pode não ser identificada (idiopática).
TRATAMENTO

Uma das estratégias para se ajudar a controlar os sintomas da uma Síndrome do Túnel do Carpo é mudar os hábitos, ou seja, tentar modificar as atividades que desencadeiam os sintomas, ou mesmo fazer algum repouso.
Nos casos leves e em alguns casos moderados o tratamento clínico com tala para imobilizar o punho, reabilitação e medicações sintomáticas são suficientes para controlar as manifestações desagradáveis da Síndrome do Túnel do Carpo.
Nos casos graves e naqueles em que o tratamento clínico não resolveu, pode ser necessário fazer uma cirurgia para descomprimir o nervo mediano. Essa cirurgia é feita geralmente com anestesia local, e realiza-se um pequeno corte na região da palma da mão para então abrir o ligamento transverso do carpo que fica cobrindo o túnel do carpo, onde passa o nervo apertado. Dessa forma, o nervo deixa de ficar apertado e isso faz com que os sintomas sejam aliviados.
O resultado da cirurgia é geralmente bom. O formigamento e a dor melhoram muito logo após a cirurgia, a dormência pode demorar mais para melhorar e, se já houver atrofia muscular, a fraqueza pode não melhorar.
O paciente interna-se e vai de alta no mesmo dia da cirurgia.
Alguns pacientes apresentam Síndrome do Túnel do Carpo nas duas mãos, com indicação de operação. Nesses casos, operamos primeiro a mão em que os sinais e sintomas são piores, esperamos algumas semanas para que ela se recupere bem, para depois operarmos a outra mão.
COMPRESSÃO DO NERVO ULNAR NA REGIÃO DO COTOVELO (SÍNDROME DO TÚNEL CUBITAL)
Na região do cotovelo, o nervo ulnar pode sofrer compressões em seu trajeto ao passar por estruturas fibrosas ou mesmo por sua posição ao cruzar a articulação do próprio cotovelo. Os sintomas decorrentes dessa compressão sobre o nervo ulnar podem se iniciar como um formigamento, uma dormência ocasional nos dedos mínimo e anelar durante uma atividade, por exemplo usando o celular ou um apoio prolongado sobre o cotovelo, e depois podem evoluir com uma dormência mais contínua, um dolorimento na região do cotovelo e um formigamento persistente podendo chegar a um quadro mais grave de fraqueza e até atrofia dos músculos da mão.
A compressão do nervo ulnar na região do cotovelo (neuropatia ulnar) é muitas vezes chamada de Síndrome do Túnel Cubital. Essa é a segunda síndrome compressiva de nervos periféricos mais comum nos membros superiores, sendo que a primeira é a Síndrome do Túnel do Carpo.
DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da neuropatia ulnar é feito principalmente através da história, a avaliação adequada e pelo exame especializado do médico. Em alguns casos pode ser necessário realizar alguns exames complementares, como eletroneuromiografia, ultrassonografia, radiografia e/ou ressonância magnética, para auxiliar.
Pode acontecer de não ser possível identificar uma causa para a compressão do nervo.
Existem algumas situações que podem desencadear ou progredir uma compressão do nervo ulnar na região do cotovelo: como já disse a respeito das posturas com o cotovelo muito dobrado ou apoiado, mas também

Dra Catarina Couras Lins
Neurocirurgiã Funcional / Especialista em Dor
CRM-SP: 151068
RQE: 71199/71199-1

Dra. Laura Moreno de Barros
Anestesiologista/ Acupunturiatra/
Especialista em Dor
CRM-SP : 138839
RQE: 65170/ 65170-1

Clínica Especializada em Neurologia, Neurocirurgia e Dor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Clínica Especializada em Neurologia, Neurocirurgia e Dor

Atendimento personalizado e integral, visando o diagnóstico e tratamento com alta resolutividade e melhorando sua qualidade de vida.

Nossa missão é promover e recuperar sua saúde, bem-estar e qualidade de vida, disponibilizando de profissionais altamente especializados e cuidados baseados em

TRATAMENTOS - CIRURGIAS - PROCEDIMENTOS

Nossa Equipe

Referência em alto padrão de atendimento médico em Neurologia, Neurocirurgia e Tratamento da Dor. Reconhecida entre pacientes, colegas e comunidades pela sua excelência e qualidade de serviço.

Nossa Equipe na Mídia

Sócias Fundadoras na Mídia

Reproduzir vídeo

Neuromodulação

Reproduzir vídeo

Uso medicinal da Cannabis
para dores crônicas

Reproduzir vídeo

Uso da toxina botulínica na dor

Reproduzir vídeo

Artoplastia de Coluna

Reproduzir vídeo

Estimulação Cerebral Profunda

Reproduzir vídeo

Fibromialgia

Reproduzir vídeo

A estimulação Medular

Reproduzir vídeo

Cervicalgia

Blog

A demência é o declínio da capacidade cognitiva associado à perda da capacidade de executar tarefas do dia a dia. É um termo geral para várias doenças neurodegenerativas que afetam principalmente p...
No tratamento de dores crônicas frequentemente utilizamos os bloqueios de nervos periféricos, infiltrações articulares e periarticulares para controle das dores. Estes procedimentos servem para tra...
Na região do punho, o nervo mediano passa por um canal conhecido como Túnel do Carpo. Esse túnel é formado pelos ossos da mão e é coberto por um forte ligamento conhecido como retináculo dos flexor...
Um dos tratamentos mais utilizados para sintomas relacionados com doenças como Doença de Parkinson, Distonia, Tremor e Epilepsia, entre outras é a Estimulação Cerebral Profunda. Consiste em um proc...
Quais os principais motivos para cirurgias na coluna? Os motivos mais frequentes de cirurgias na coluna são: Descompressão de nervos, por hérnia de disco ou estenose de canal vertebral;Correç...
A Radiofrequência é um procedimento minimamente invasivo, realizado com sedação e anestesia local, para o tratamento da dor crônica da coluna. Está indicado para pacientes que não melhoram com o...

Atendimento por Convênio

Maiores informações entrar em contato com nosso atendimento

* atendimento por reembolso

Contato

Dra. Laura Moreno de Barros

CRM-SP:138839

Dra. Catarina Couras Lins

CRM-SP 151068

Dr. Bruno Hojo Rebouças

CRM-SP: 178922 - RQE 79455

Carolina Bassoli de Azevedo Bella

Reumatologista

Dra. Tamara Maria Ribeiro Pereira

Dra. Marina Buldrini Filogonio Seradarian